De Bar em Bar: Otto, o alemão da Tijuca assume a produção dos embutidos da Fazenda do Alemão, em Mendes

Algumas das novidades em teste, que já podem ser pedidas (de baixo para cima), com roësti e chucrute: nürenberg, frankfurter, linguiça com alho e linguiça de salame – Foto de Bruno Agostini®

O Otto é uma lenda da gastronomia carioca. Fez história na filial carioca da Rodeio (hoje Royal Grill), que gerenciou nos anos 1980, quando lançou o palmito assado na casca, que logo tomou conta de outras churrascarias do eixo Rio-São Paulo, e hoje pode ser encontrado em todo o país, de botecos como o Cachambeer (em versão com camarão e catupiry, clássico da casa) a restaurantes ultrabadalados, como o Aprazível, e a própria matriz do Rodeio Grill.

– Esse prato é uma homenagem aos índios, que já preparavam assim o palmito quando os europeus chegaram aqui. Como se fosse a união dos povos ancestrais com a cozinha europeia – conta o empresário Ottmar Grunewald, que comanda o restaurante tijucano, inaugurado em 2004, quando ele voltou ao Rio, depois de nova temporada em São Paulo.

Em sua casa que completa 19 anos em 2023 ele rende homenagem às suas raízes germânicas, servindo iguarias típicas da terra de seus avós, como eisbein (joelho), kassler (bisteca), leberkäse (bolo de carne) e schinitzel (milanesa) de porco, além de vasto repertório de linguiças e salsichas, que carregam a mais fina linhagem da charcutaria germânica, produzidas pela Fazenda do Alemão, em Mendes. O seu schlachtplatte reúne um pouco de tudo, um verdadeiro “banquete alemão”, como define o menu, que ser até quatro ou cinco pessoas.

Maior comprador da pequena fábrica artesanal, acabou ele mesmo arrendando a propriedade e sua pequena produção, de muito alto nível, que conheço bem do Herr Pfeffer e da Adega do Pimenta – sorte nossa, pois o fundador da empresa já está em idade bem avançada. Eles mantiveram a linha toda, e estão lançando novos embutidos.

– Tenho opção de compra, o que farei – revela o empresário, que organiza uma série de festivais temáticos ao longo do ano (de carnes de caça, de fondue, de palmito pupunha assado….) e eventos de rua, como o Degusta Tijuca, quando fecha a rua Uruguai e convida bares e restaurantes do bairro para ocuparem as barraquinhas montadas ali.

Agora, além de vender os produtos em seu restaurante (recomendo muito, em termos de charcutaria alemã não tem nada melhor), ele está desenvolvendo novos, como esse quarteto de salsichões, com nürenberg, frankfurter, linguiça com alho e linguiça de salame. Excelente pedida: #vaipormim

Ein Prosit!

SERVIÇO
Otto: Rua Uruguai 380, lojas 22 e 23, Tijuca. Tel.: (21) 99254-1190. otto.com.br Instagram: @ottorestaurante.oficial

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *