Retrato de um prato: “a parte crocante da lasanha” sensacional do Sult – melhor que a do Bottura!

“A parte crocante da lasanha”, de Massimo Bottura – Foto de Sonia Santagostino / Reprodução©

Um dos pratos mais famosos do chef italiano Massimo Bottura se chama “La parte croccante della lasagna” e é uma brincadeira com as bordas dessa massa tradicional, que ficam mais tostadinhas e crocantes, e são objeto de disputa nos almoços dominicais das famílias.

Sou desses.
Essa semana voltei ao Sult – que consegue melhorar a cada visita que faço – para encontrar amigos, beber uns vinhos, jogar conversa fora, falar de negócios e também muitas bobagens, comer trufas e fazer outras coisas deliciosas.
A lasanha do Sult – Foto de divulgação / Rodrigo Azevedo©
Teve lasanha, um dos pratos de que mais gosto ali, onde a concorrência é pesada (tem massas com bottarga, sururus, tellini ou vôngoles, cogumelos frescos cacio e pepe, carbonara, carne cruda, arancini de abóbora com fonduta de Canastra, fregola com polvo e tutano etc – a cozinha está tinindo!).
A lasanha, de carne, com fonduta de grana padano e pangrattato, enriquecida com um molho verde e mais fresco e o excelente roti da casa, intenso e untuoso, está em cartaz desde o início e sempre foi das melhores pedidas – já me impressionou na primeira visita, quando escrevi este post aqui.
Repare nas bordinhas, ultimamente mais tostadinhas e crocantes – Foto de Bruno Agostini©
Estão conseguindo aprimorar o que já era muito bom.
Devo ter provado esta lasanha umas oito ou dez vezes. Com massa fresca, bem assada, tem camadas de massa e recheios compactos e estruturados, no ponto exato de textura e umidade. Sabores marcantes, um prato acolhedor que realmente eu adoro – sou “lasanhista” de carteirinha!
Como dizia, essa semana eles se superaram. Deram um passo além no tempo de cozimento no forno. As bordinhas ficaram mais tostadinhas e… crocantes. Como no irreverente prato do Bottura, que eu duvido que seja melhor que esse. Cozinha de verdade. No Sult. A gente vê por aqui.
Vai por mim.
SERVIÇO
Sult: Rua Fernandes Guimarães 77, Botafogo. Tel.: 3486-6777. Instagram: @sult.restaurante
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.