Cama e Mesa: O novo menu do restaurante pan-americano com sotaque francês L’Etoile está excelente – Parte 1

Setembro 2022: parte da equipe do L’Etoile, com Juanjo, à esquerda; Matias ao meu lado, no centro, e Elena Yepes, chef patissière
Muitas vezes, a saída de um chef da cozinha de um restaurante causa danos irreversíveis, e não é raro que o lugar perca estrelas e outras premiações, e não faltam casas que entram em decadência até fechar as portas.
Não é o que acontece no L’Etoile, o restaurante de espírito francês e alma pan-americana, que encontra-se em um dos mais nobres pontos da cidade, pelo menos para aqueles que apreciam uma bela vista, com preferência para o mar, seus mistérios, barulhos e movimentos. Mesmo que seja de noite, a gente observa as ondas, e escuta os sons que mexem com as águas do oceano.
A vista do L’Etoile, tem Leblon e Ipanema, à esquerda – Foto de Bruno Agostini®
Por isso, as mesas junto às janelas são as melhores para desfrutar do jantar. Como dizia, a cozinha deste restaurante alcança um nível de qualidade, e uma consistência nos preparos rara de se ver. Fora isso, consegue apresentar uma proposta gastronômica muito adequada à personalidade do lugar: o chef executivo é um premiado francês, Jean-Paul Bondoux, há muitos e muitos anos com restaurantes em Buenos Aires e Punta, e que de dez anos para cá passou a coordenar outras cozinhas, como a do L’Etoile, que ele renovou em 2014, nos meses pré-Copa. Ele recrutou nas escolas e cozinhas do Chile seus principais talentos, a começar por Félix Sanchez e seu fiel escudeiro, Matias Cifuentes – dois craques. A rede Sheraton tem DNA americano, e com cinco décadas de Rio, tem aquela ginga carioca. Verdadeiro caldo cultural pan-americano.
Pois há um ano deixou a casa o Félix, indo brilhar em Búzios, encorpando a turma de hermanos que torna o balneário ainda mais delicioso. Provei o menu de estreia do Matias.
E, agora, é a vez de Matias deixar o barco, se juntando ao amigo Pedro Coronha para navegar nas águas de Ipanema, na Barão da Torre, onde provavelmente abrem seu restaurante, o Koral (quanta novidade teremos em Ipanema nas próximas semanas: tem Si-Chou, os dois do Thomaz Troisgros e outros ainda).
Tartare com kimchi: indicação do chef – Foto de Bruno Agostini®
Eles me convidaram para ir conhecer o novo menu, criado por Matias. Acertamos uma data.
Mas, no dia, o chef me disse que não estaria na casa de noite. Então, declinei, vamos deixar para outro dia. Ele respondeu, em longa conversa no WhatsApp:
–  A equipe manda muito bem, o Juanjo vai te receber. Aproveita bastante. Prova o steak tartare com kimchi, tá muito bom.
– Vou na sua, e deixar ele escolher o menu, mas tem outros dois pratos que eu tenho que provar: a rã, porque preciso comer sempre que vou lá, e a versão da Bouillabaisse, que eu adoro, e ninguém faz na cidade, um assunto sobre o qual, inclusive, eu quero escrever uma resenha.
Foi mais ou menos assim, editando o bate-papo, quando soube que ele estava saindo do hotel e indo se juntar ao Pedro.
Matias elogiou muito Juanjo Garcia Molina, mais um chileno, que assume a cozinha a partir de agora.
A rã, de longe a melhor que já comi: está ainda melhor – Foto de Bruno Agostini®
Pois remarquei para o fim de semana, o que foi muito melhor, porque pude aproveitar melhor a hospedagem, incluída no cordial convite.
Posso garantir, depois do meu jantar há duas semanas atrás, que ele não deixou a peteca cair: cozinha com nítida paixão, e tem no olhar o prazer da hospitalidade que a gastronomia representa.
Amanheceu assim no 20º andar do Sheraton no domingo – Foto de Bruno Agostini®
Em breve, eu também conto sobre como foi a estadia, num post à parte.
E, para que este não fique demasiadamente longo, vou encerrar por aqui, deixando o jantar para o próximo capítulo, que vou escrever logo, logo, porque já estou com a mão na massa.
Mas, posso adiantar, a noite foi mais um exemplo de que a cozinha do L’Etoile está em muito boas mãos, entregando pratos de alto nível.
Parabéns, Juanjo y equipo!!!
Saludos, hermanos de América.
SERVIÇO
L’Etoile: Hotel Sheraton, Av. Niemeyer 121, Leblon. Tel.: 21-2529-1229. Instagram: @letoilerio  Clique aqui para ver o menu
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *