Seu Hermínio é um desses personagens dignos de tombamento, desses que merecem estátua. Eu faço o que posso, e de minha parte frequento aquele balcão antes mesmo do Real Chopp ganhar o nome atual.
Ele é uma figuraça, como se vê na foto.
Seu Hermínio também é bom de papo. Um dia, puxei assunto, dizendo que trabalho com Vinhos Verdes, como embaixador da Quinta da Lixa.
Ele mostrou que tem uns rótulos da região, e que poderia colocar o meu também. E lá está o Guigas, que tão bem combina com a cozinha de lá, feita de petiscos sobretudo da mais fina linhagem luso-carioca. Não poderia faltar uma boa sardinha frita.
É lugar certeiro pra comer ovas de peixe, sanduíche de pernil, fritada de bacalhau, feijão amigo, fígado acebolado, lula à dorê, frango à passarinho, vinagrete de polvo… a picanha na chapa, podes crer, é excelente. Também dá samba a carne-de-sol na cebola com aipim e farofa.
Há pratos substaciosos, como o famoso arroz de rabada servido aos domingos, que fica exposto na vitrine aquecida, e que sempre acaba cedo. Quem chega tarde, fica na saudade. Sábado tem feijoada, feijão tropeiro, almôndegas e abobrinha recheada. Terça tem frango com quiabo! Quarta tem peito de boi com coradas, e sexta é dia de mocotó. Tá bom pra você?
SERVIÇO
Real Chopp: Rua Barata Ribeiro 319, Copacabana. Tel.: 2257-2645. Instagram: @realchopprj