Retrato de um Prato: Feijoada Basca, uma fumegante caldeirada de terra e de mar no Farrapos Wine Bar

Panela de barro, camarões, polvo, chouriço e feijão: mar e montanha em comunhão – Foto de Bruno Agostini®

O nome é feijoada basca, mas é mais uma galhofa de Pedro Freitas, o cozinheiro português, e Tony Campos, o carioca seu sócio do Farrapos Wine Bar. Porque não existe registro de prato com esse nome no País Basco ou em qualquer outro canto.

Assim como não existe outro Farrapos. O lugar é desproporcional. É muito pequeno fisicamente diante da grandeza do que entrega.
Pequenos, relativamente, também são os preços.
Como o da feijoada basca de que tratávamos. Custa R$ 189. Vá lá… barato, não é. Mas também não é caro. Tem um valor muito justo, visto que serve (muito) bem até três pessoas. Se petiscarem um pratinho do que servem como aperitivo, como é o caso da barriga à alentejana, no vinho branco com tellini, ou o “moules frites” (leia mais aqui), um dos melhores da cidade, dá para dois casais mole, mole.
Na feijoada basca a gente encontra uma fumegante panela de barro, onde nadam apetitosos camarões gordos, além de muitos e muitos tentáculos de polvo, tenros como só eles. Isso é o mar.
A terra incrementa incrivelmente a receita. Entra com um defumado chouriço português dos Defumados Transmontanos, de Teresópolis. Pra começar. Além dele, couve e cenoura temperam e colorem a caldeirada que continua fervendo. E o feijão-vermelho português. O caldo é ralo e extremamente saboroso. Perfumado pelo embutido e uma combinação de temperos que fazem parecer que estamos num almoço dominical em casa. Mas estamos na calçada da Rua Anita Garibaldi, ali na órbita do Bairro Peixoto – epicentro de Copacabana.
O nome do bar também carrega tons de ironia. Farrapos, a guerra, e Anita Garibaldi, a revolucionária que lutou contra o Império.
Até no batismo essa birosca muito peculiar tem história pra contar.
***********************
E falando em Farrapos… Amanhã eles fazem um minifestival de vinhos verdes, apresentando quatro rótulos: Meio Xisto, Encosta do Xisto Escolha, Encosta do Xisto Espadeiro e Valle dos Três Irmãos. Alerta de pechincha!!! Custa R$ 69 a degustação, e dá direito aos quatro vinhos, além dos petiscos da casa, sempre muito bons.
SERVIÇO
Farrapos Wine Bar: R. Anita Garibaldi 83-E, Copacabana. Tel.: 3518-2654. Pedidos pelo iFood. Instagram: @farraposfarrapos
SIGA TAMBÉM:
@brunoagostinifoto
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.