De Bar em Bar: Stambul, um boteco árabe no coração de Copacabana, bairro que é referência no assunto

O misto árabe sai a R$ 34,90 no menu executivo, que não tem restrição de dia e horário – Foto de Bruno Agostini®

Amanhã eu completo um mês morando em Copacabana, onde me sinto em casa. Uma das minhas  ruas preferidas no bairro, por razões gastronômicas e de localização é a Domingos Ferreira. Este é um corredor boêmio, que começa na área do chamado Baixo Copa, na esquina com a Bolívar, onde está o Boteco Belmonte, e a Siqueira Campos, na Serzedelo Correêa. Neste caminho eu encontro um variado leque de opções entre bares e restaurantes, passando pelo Panamá, o Stambul, o Rincão do Tchê, o Crack dos Galetos, o Belo Bar, o Japa Nao e o La Copa, isso para terminar ali na Santa Clara o meu passeio. Caso em vá adiante em direção ao Leme, encontro ainda, Bibi Sucos (e Lab) e Arataca, isso para listar apenas os lugares que já conheço de outros verões. Sem falar da rede Bob’s, que nasceu ali em 1952, há 70 anos, portanto (fechou em 2017).

Vamos de boteco tradicional carioca a birosca paraense, de árabe a parrilla argentina, de churrascão gaúcho à galeto famoso, de casas de sucos a japonês. Uma festa. Na minha primeira noite livre, um domingo, fui revisitar um lugar que cheguei a frequentar com certa regularidade: o Stambul, onde nos anos 1990 eu ia beber chope e comer kaftas e esfirras, com muito arroz de lentilha, coalhada seca e molho de pimenta, além de cabritos e carneiros, que tanto gosto. A casa tem mais de 60 anos de História. A uma quadra da praia, ótima pedida para ir de chinelo, com pés sujos de areia, short ou canga e biquíni.

Gosta da comida. Tem braseiro para vários pratos.

O chamado Misto Árabe tem kafta na churrasqueira, arroz com lentilha, cebola frita e salada, e sai por R$ 34,90, no menu executivo (que não tem restrição de dia e horário). Ótimo preço. Me ativou boas lembranças, de noitadas vadias com amigos. Preciso voltar para provar de novo o carneiro à Stambul, com grão-de-bico, carne moída e castanhas.

Aliás… O que tem de árabe em Copacabana… dá até uma reportagem… Começando pelo Baalbeck (clique para ler um post), onde começou minha aventura com o universo da gastronomia, o Basha (clique para ler um post) e o Amir (clique para ler um post), o iraniano Bagdá, o Liba, no Shopping dos Antiquários, o menos famoso, mas com preço incrível, uma ótima escolha para almoço ligeiro. Sem falar nas Casas Pedro…

E MAIS:
– Porque eu amo a comida árabe, desde sempre: sabores, aromas, histórias e vizinhos

SERVIÇO
Stambul: Domingos Ferreira, 221 – Copacabana (filial em Ipanema). Tel.: 21-2235-1886. Instagram @restaurantestambulcopacabana

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *