Menu Siciliano no Sardo: só esta semana, nas noites de quarta e quinta

O vinho Kikè seria servido com o peixe-espada alla siciliana, mas será o primeiro do menu, com os antipasti – Foto de Bruno Agostini®

Ontem almocei na Casa do Sardo com uma doce e agradável missão: provar os pratos do cardápio siciliano, que acontece nas noites de quarta e quinta. Dá até para pedir no almoço, mas é preciso reservar antecipadamente. Infelizmente não poderei ir, mas logo recomendo, pelos pratos e pelos vinhos.

Eu adorei as garrafas da Fina Vini, especialmente o surpreendente Kikè Traminer Fina Vini, um corte de Traminer Aromático (variação da Gewurztraminer) com 10% de Sauvignon Blanc. Logo escrevo mais sobre ele, que será o destaque da semana, na coluna das segundas.

– Comprei um pedaço lindo do lombo de um peixe-espada. Vou fazer um menu sicialiano – disse-me, empolgado, o Silvio Podda, quando recebeu os filés compridos.

O carpaccio de peixe-espada com laranja e os três vinhos da Fina Vini – Foto de Bruno Agostini®

O menu está mesmo tentador. E assim diz o post no Instagram do restaurante de São Cristóvão: “Extra, Extra, Extra! A Sicília invade a Sardenha. Melhor dizendo, a Casa do Sardo. Esta semana, nos dias 16 e 17, teremos um menu siciliano especial.

O primeiro serviço será ao sabor do polpette di melanzane (almôndega de berinjela), pesce spada marinati alle arance (peixe-espada marinado na laranja), involtini di melanzane alla caprese (trouxinha de berinjela à caprese) e caponata e tonno (atum) fresco. Para acompanhar, o refrescante vinho branco Kikè Traminer Fina Vini.

Depois, teremos o pesce spada alla siciliana (lombo de peixe-espada, pomodorini, azeitonas, alcaparras e ervas), servido com outro branco, o Grillo Miral Fina Vini.

A massa será um clássico da ilha: o fusilli alla Norma, com tomate e berinjela. Vai ser harmonizado com o Nero d’Avola Mistral Fina.

O gran finale será o gateau di patate e involtini alla siciliana, servido com o Caro Maestro Fina (Cabernet/Merlot/Petit Verdot).

Não poderiam faltar os famosos cannoli siciliani, com o exuberante Zibibbo Siciliano, um vinho licoroso. Custa R$ 220 por pessoa, e já podem reservar conosco no 21-98299-0988.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.